Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rudgea interrupta Benth. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de arbusto escandente da floresta pluvial atlântica, com ocorrência disjunta entre os estados do Rio de Janeiro e Bahia. É provável que em avaliações de risco regionais a espécie possa estar ameaçada. Tem sido coletada na última década somente na Bahia, frequência de coleta no estado do Rio de Janeiro é baixa.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rudgea interrupta Benth.;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Rudgea gomeziana ;
  • > Rudgea stenantha ;
  • > Uragoga gomeziana ;
  • > Uragoga interrupta ;
  • > Uragoga stenantha ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Linnaea 23: 457. 1850. R. interrupta é uma espécie próxima a R. jasminoides, porém difere-se principalmente por possuir inflorescências com ramos laterais mais curtos e um hábito mais decumbente (Zappi, 2003).

Dados populacionais

Em estudo fitossociológico no ParqueEstadual da Serra da Tiririca, em levantamentos realizados em áreas distintas doParque, esta espécie apresentou 16 indivíduos por hectare, na região do Morro doCordovil, Vale das Borboletas, município de Niterói; 16 indivíduos/ha, emBarreira, Niterói e Maricá; 6 indivíduos/ha, no Morrote do Córrego dosColibris, Niterói (Barros, 2008).

Distribuição

Espécie endêmica da região norte da Baía de Guanabara, município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro; entre 0-700m de altitude (Zappi, 2003; 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos podendo atingir até 5m de altura (Zappi, 2003).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A serra da Tiririca, uma das áreas de ocorrência desta espécie, esta situada nos municípios de Niterói e Maricá, no Estado do Rio de Janeiro. Esta região vem sofrendo ao longo dos anos uma intensa degradação resultante da expansão urbana, de atividades de mineração, ocorrência de queimadas, turismo desordenado e invasão por espécies exóticas, e atualmente sofre uma grande pressão da especulação imobiliária (Barros, 2008).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes OEstado do Rio de Janeiro apresentava 98,59% de sua área coberta por FlorestaAtlântica. No entanto, assim como no restante do territóriobrasileiro, esta formação vem sofrendo ao longo dos séculos um intenso processode fragmentação e redução, especialmente devido a sua localização. As florestas doestado do Rio de Janeiro estão entre as mais ameaçadas, já que cobrematualmente menos de 20% da área florestal original (Fonseca, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Observações: Aespécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada Em Perigo (EN) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4.3 Management
Observações: Espécie ocorre em Unidades de Conservação: Parque Estadual da Serra da Tiririca (Barros, 2008) e Reserva Ecológica Estadual do Paraíso (CNCFlora, 2011).

Referências

- ZAPPI, D.; BARBOSA, M.R.V.; CALIÓ, M.F. ET AL. Rubiaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.449-461, 2009.

- FONSECA, R.N. Estrutura e composição florística do estrato arbóreo em um trecho de Floresta Ombrófila Densa Submontana no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, RJ. Monografia. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto de Florestas), 2009.

- ZAPPI, D. Rudgea interrupta in Rudgea (Rubiaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014256>.

- ZAPPI, D. Revision of Rudgea (Rubiaceae) in Southeastern and Southern Brazil., Kew Bulletin, v.58, p.513-596, 2003.

- BARROS, A.A.M. Análise florística e estrutural do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ, Brasil. Doutorado. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Botânica Tropical (Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro), 2008.

Como citar

CNCFlora. Rudgea interrupta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rudgea interrupta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 20:50:26